segunda-feira, 27 de julho de 2009

Depois do FANTASTICON...


Olha o Adriano Siqueira com o seu olhar de vampiro sedutor, comigo! Foto de Tiago Castro, que tive o prazer de conhecer no Fantasticon.

Ok, neste final de semana rolou o FANTASTICON, evento voltado exclusivamente para a ficção fantástica, coisa rara no cenário brasileiro. FANTASTICON, organizado por Sílvio Alexandre, que nos anos anteriores ocupava algumas salas do colégio Arquidiocesano, era realizado junto com o EIRPG, Encontro Internacional de RPG. Este ano, ganhou espaço próprio e um novo local (Biblioteca Viriato Corrêa, na Vila Mariana).

Nos anos anteriores, ver a garotada do RPG com seus cosplays, os lives, os concursos, era divertido, mas ter o evento mais focado, com os escritores, os editores, os fãs, os divulgadores, num espaço legal dedicado à leitura como a biblioteca foi bem mais interessante. Todo mundo entusiasmado, em clima de festa, participando e agitando, enquanto a TV Cronopios transmitia ao vivo pela internet.

O encontro começou com o Encontro da GELF – Grupo de Estudos de Literatura Fantástica, da escritora Rosana Rios. É um grupo bem animado de super-fãs de literatura fantástica entusiasmados e atuantes. Dá gosto ver esse pessoal agitando nos eventos.

Em seguida, Gian Celli e Cristina Lasaitis falaram sobre “Entrando no Mercado editorial - o que fazer para publicar seu livro”. Cris é uma jovem escritora de FC que tem aparecido bem entre os fãs do gênero na internet, e Gian é um dos editores da Tarja Editorial. Não pude assistir à palestra, mas o tema é instigante e deve ter feito bastante sucesso entre os escritores iniciantes. Afinal, é o problema crucial de quem está começando, não é?

Participei da mesa-redonda “Mitos e Dramas do Vampiro Contemporâneo” com Judith Tonioli, que pesquisa o assunto e está escrevendo uma dissertação sobre o tema, mais as meninas simpáticas do fã-clube Twilight Universe, Lica e Natasha. Judith começou falando sobre os diferentes tipos de vampiros, as suas origens e a literatura pré-Drácula, e eu discorri um pouco sobre o trabalho do ficcionista, que desenvolve e elabora o tema, dando às criaturas como o vampiro, originários de crenças populares, complexidade e diversidade. Lica e Natasha falaram depois sobre o universo da série Crepúsculo da escritora Stephanie Meyers, que tem trazido novos leitores para o lado rubro dos caninos salientes. Foi um bate-papo interessante, bem à vontade, que poderia ser mais aprofundada. Quando eu estava começando a esquentar, já era hora de terminar... Mas acho que valeu. Sorteei um “A Dama-Morcega”, dois livros da coleção Scarium Fantástico, “O Que o Olho Vê” de Carlos Orsi e “Tempo das Caçadoras” de Miguel Carqueija e uma revista Scarium Megazine 25 para o público. Foi uma boa oportunidade para divulgar as iniciativas da Scarium, tomara que o público que lá estava passe a se interessar também pela revista.

Uma boa novidade da titia Giulia para o FANTASTICON foi o lançamento de mais um número do FicZine. O FicZine 7, o fanzine de literatura fantástica que eu e Martha Argel editamos, vem com um tema bacana. Depois do Horror-Vampiro, tão exaustivamente explorado, depois do Amor Vampiro, que rendeu uma coletânia legal pela Giz Editorial, lançamos o HUMOR VAMPIRO! E com um convidado super-especial: Kizzy Ysatis, mostrando que um bom vampiro sabe também seduzir com humor. O fanzine foi distribuído durante o FANTASTICON, chamando a atenção pelo visual moderno, graças à ilustração do artista plástico Billy Argel e a direção de arte de Natalli Tami. Daqui a pouco coloco a capa para vocês, num post separado. Na verdade, estou sem o arquivo aqui, mas aguardem!

Logo em seguida, começou uma das palestras mais esperadas, com os editores Rodrigo Coube (Idea), Douglas Quinta Reis (Devir), Adriano Fromer Piazzi (Aleph), Ednei Procópio (Giz) e Richard Diegues (Tarja). Enquanto me dirigia ao local onde faria a sessão de autógrafos, vi o auditório lotado. O tema era “O Mercado Editorial de Literatura Fantástica no Brasil”. Pois é, todo mundo queria saber a respeito. Ednei Procópio levou um banner com o visual da capa do meu próximo livro "Kaori - Perfume de Vampira" e anunciou o lançamento. Finalmente! Isso, sim, é uma notícia sensacional, pelo menos para mim, claro. E, espero, para vocês. O lançamento vai ser no início de setembro, logo mais confirmo a data certa. Aguarrrrrdem, também!

Como os meus livros não estavam à venda no local no sábado, autografei apenas um exemplar de “A Dama-Morcega” trazido por uma leitora e alguns exemplares da coletânea “Amor Vampiro”. Mas foi interessante conversar com os leitores, acho que esse contato frente a frente com quem nos lê é decisivo para o autor. Nesse ponto, a minha expectativa é que eventos como o FANTASTICON se repitam e tenham maior divulgação no futuro, para que nós, escritores, possamos usufruir mais desse contato.

Os vampiros estiveram espalhados por todo o evento. Kizzy Ysatis participou da mesa-redonda final de sábado, junto com Santiago Nazarian e Nelson Bressane no bate-papo “Prática de Escrita da Literatura Fantástica”. Foi um bate-papo bem-humorado e divertido, como uma roda de amigos num boteco. Eu gostei, e o público também, pois lá estavam os escritores do jeito que costumamos imaginar (bem diferentes da titia Giu, tão pacata!), boêmios, descolados, românticos, idealistas. Um espetáculo à parte dentro do evento.

Ontem, domingo, começou com uma oficina comandada pelo vampiro-mor André Vianco. Depois foi a vez do Steampunk, com a palestra de Fabio Fernandes, Bruno Accioly e Gian Celli. Por conta de alguns problemas particulares, só pude chegar a tempo de ver a mesa-redonda seguinte.

Quando cheguei, havia uma fila imensa dos fãs do André, à cata de seus autógrafos. Nada surpreendente, claro. Por onde André anda, leva consigo seus fiéis fãs. Um sucesso merecido para o mais conhecido autor vampírico brasileiro.

Rosana Rios, Martha Argel, Flávia Muniz e Janaína Azevedo encontraram-se então para discutir sobre “O Fantástico na Educação”. Todas elas com experiência em salas de aula, deram uma aula sobre o assunto. O relato de suas experiências deixou claro que o ensino de literatura no Brasil ainda segue padrões rígidos e antiquados, mais preocupado em preparar o aluno para o vestibular do que realmente despertar na criança o gosto e a paixão pela leitura. Triste, não é? Mas pelo menos o assunto foi levantado, discutido e escancarado ali. É um começo para, quem sabe, chamar a atenção para o problema e para a procura de soluções. O país precisa de leitores. E muito!

Depois disso consegui sair para almoçar, abrindo mão da palestra “A literatura fantástica na América Latina” com Ana Cecília Olmos e Horacio Corral, pois no sábado tinha ficado praticamente o dia todo sem comer e não tinha gostado muito da experiência. Fomos até o Rancho da Empada com Martha Argel, Regina Drummond, Humberto Moura e Leonardo Ragacini, numa caminhada alegre, cheia de piadas e brincadeiras. A minha irmã Elza, que também adora literatura fantástica, foi a única participante sem livros publicados na mesa de coxinhas, empadas e sucos, mas com certeza foi uma das que mais gostaram da experiência "comer empadas com escritores"...

Voltamos a tempo para a última palestra do evento, “As Histórias Desconhecidas de Edgar Allan Poe”, com Bráulio Tavares, que deu uma prévia do livro que deverá lançar ainda este ano sobre o tema. Bom, Poe dispensa qualquer apresentação, e falar ou ouvir sobre ele é sempre um grande prazer para mim. Bráulio entende como ninguém do assunto e o tempo passou rapidinho, agradável e divertido.

Evento findo, a maioria satisfeita, missão cumprida para Sílvio Alexandre, que estava com um sorriso de orelha a orelha no final. E a gente pôde conhecer mais um espaço legal, a Bilblioteca Viriato Corrêa, que tem tudo para se tornar mais um ótimo reduto para os amantes de FC, Fantasia e Horror. A coordenadora Durvalina Soares Silva e Marlon Florian, e todos os funcionários do local, foram de um carinho e simpatia excepcionais para com os participantes. É muito bom sentir que tem gente que ama a literatura fantástica também do lado dos órgãos oficiais.

Pra finalizar, para quem é de SP, fica o convite para conhecer a biblioteca. Cadastrem-se para ter o direito de utilizar todas as vantagens do local. Olha o endereço: Rua Sena Madureira, 298 - Vila Mariana. Ou acesse a página no Portal da Prefeitura de São Paulo.

5 comentários:

Marcelo Galvao disse...

Ótimo relato, Giulia. Realmente, a Fantasticon deste ano foi bem melhor, desde o local até as palestras, passando pela conversa com os amigos. Aliás, gostei das histórias do FicZine, parabéns aos autores!

Twilight Universe disse...

Oi Giulia tudo bem é a Lica do twilight Universe.
Eu adorei o fantasticon e não posso comparar pq não fui ano passado.
Mas vi que o evento é bem focado nos escritores e loucos pela escrita do tema fantástico, eu até acho que irei começar a escrever e postar alguns contos, mas não de vampiros por incrivel que pareça.

Bjokasss

Lica
vou ler o 1° capi de kaori e te falo.

L.F. Riesemberg disse...

Puxa, esse é mesmo o lado ruim de eu não morar em SP. Devia esar muito bom lá. Abraço!

Mario Carneiro Jr. disse...

Afff... Eu queria iiiiirrrr. Bom, ainda vou alguma ocasião, rsrs. Ah, tem resenha do Amor Vampiro na Biblioteca Mal-Assombrada, dá um pulo lá depois. Bjão!

Bondgirlpatthy 007 disse...

Sou suspeita prá falar dessa dupla de vamps q simplesmente amo. Estou c/ mta saudades do meu doce vampiro e da minha querida dama morcega. Temos q marcar alguma coisa qquer dia desses. Bjsssssssssss