terça-feira, 4 de junho de 2013

Os lobos também amam - AMOR LOBO está chegando!

Capa de Amor Lobo

Auuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!! Titia Giu está chegando com mais um conto em coletânea, desta vez de lobisomens! É o Amor Lobo, livro com nove contos de amor de lobisomens, que organizei para a Giz Editorial. E é sobre ele, como nasceu e cresceu, que vou conversar com vocês agora.

Amor Lobo é a resposta lupina para Amor Vampiro, também da Giz Editorial, que ainda hoje, quase sete anos após o lançamento, continua sendo um sucesso. É também a concretização de um projeto antigo, que, por motivos diversos, eu vinha adiando sucessivamente. Mas, após lançar três livros da série Kaori, este ano resolvi deixar os vampiros um pouquinho de lado e apresentar a ideia de Amor Lobo para Simone Mateus, editora da Giz Editorial, numa conversa informal, entre um cafezinho e outro no escritório da Giz:

Por que não fazemos uma irmã mais nova e mais peluda para Amor Vampiro?

Afinal de contas, os lobisomens são personagens tradicionais na literatura mundial, e contam com fãs tão ou mais apaixonados do que os admiradores de Dráculas e Lestats.

Claro que os lobisomens não contam nas suas fileiras com um criador de bestsellers como o bigboss dos vampiros André Vianco. Mas autores brasileiros de reconhecida competência têm reafirmado a sua quedinha por lobos ferozes e malvados. Nilza Amaral, pioneira com O Dia das Lobas (Prêmio Escrita de Ficção, 1984), levou suas lobas para os altos círculos literários brasileiros; as escritoras Rosana Rios e Helena Gomes, autoras com prêmios, indicações e muitas recomendações no segmento juvenil, tiveram o seu livro em parceria Sangue de Lobo indicado para o Prêmio Jabuti e selecionado no PNBE 2011Roberto Causo, conhecido autor de Ficção Científica, já encarou uma boa história de lobos no seu conto Terra de Lobos; Eric Novello, um dos melhores autores da nova geração de escritores de fantasia, traz para os leitores o seu cínico lobisomem Jaques em Exorcismos, Amores e Uma Dose Blues. Há pelo menos dois autores brasileiros que se especializaram no tema: o gaúcho André Bozzetto Jr. e o paulista Alfer Medeiros. Tudo isso confirmava a minha convicção de que o lobisomem merecia uma coletânea própria de contos de amor.

Assim que apresentei os meus argumentos, Simone Mateus acreditou no livro - e deu o sinal verde para Amor Lobo nascer. Todos os autores acima citados foram convidados - e aceitaram! E ainda receberam o reforço de Walter Tierno, criador do ótimo Cira e o Velho, fantasia histórica brasileira; Georgette Silen, que já tinha alguns lupinos no vasto elenco de personagens da série Lázarus; e, por fim, Mario Carneiro Jr., o caçula da alcateia, de quem eu já tinha lido alguns contos muito criativos. Os meses se passaram e Roberto Causo, depois Alfer Medeiros, acabaram saindo da coletânea devido a problemas particulares e eu, que havia planejado ficar apenas na organização, acabei entrando com um conto na coletânea.

No Amor Lobo, foi dada a cada autor liberdade para escrever a história que quisesse, contanto que tivesse amor e lobisomens no conto. Há nele uma variedade de tons, de temas e de personagens que mostram de forma indiscutível a enorme gama de possibilidades que o lobisomem abre para a mente de um escritor criativo. Mas, ao mesmo tempo, todos os contos carregam o mesmo clima único e especial de uma boa história de lobisomens: o fascínio pela ferocidade animalesca, pela violência do lobo em contraste com o sentimento do amor. Como resultado, não há um único conto açucarado ou indulgente no Amor Lobo. Todos os contos são fortes e diretos, pois tratam do amor de uma forma lupina: às vezes ferozes, noutras, melancólicas, e muitas vezes cheias de poesia meio-amarga.

Por tudo isso, acredito que Amor Lobo é um bom livro, e tenho orgulho em convidar vocês, meus amigos, para o lançamento do livro em São Paulo. Eric Novello, Georgette Silen, Mario Carneiro Jr., Nilza Amaral, Rosana Rios, Walter Tierno e eu estaremos lá para recepcioná-los.

Então, vamos uivar juntos na terça-feira que vem? Compartilhem o convite e levem seus amigos.
Esperamos vocês!

Lançamento AMOR LOBO
Terça-feira, dia 11 de junho, a partir das 18h30
Livraria Martins Fontes - Av. Paulista, 509 (est. Brigadeiro do metrô)

Convite


2 comentários:

DÉA HENRIQUE disse...

Ótima ideia, amei! Não vejo a hora de ler o Amor Lobo!

Giulia Moon disse...

Que bom, Déa! Eu também não vejo a hora de saber o que vocês acharam do livro! Beigiunhos, querida!