
Olha o Adriano Siqueira com o seu olhar de vampiro sedutor, comigo! Foto de Tiago Castro, que tive o prazer de conhecer no Fantasticon.
Ok, neste final de semana rolou o FANTASTICON, evento voltado exclusivamente para a ficção fantástica, coisa rara no cenário brasileiro. FANTASTICON, organizado por Sílvio Alexandre, que nos anos anteriores ocupava algumas salas do colégio Arquidiocesano, era realizado junto com o EIRPG, Encontro Internacional de RPG. Este ano, ganhou espaço próprio e um novo local (Biblioteca Viriato Corrêa, na Vila Mariana).
Nos anos anteriores, ver a garotada do RPG com seus cosplays, os lives, os concursos, era divertido, mas ter o evento mais focado, com os escritores, os editores, os fãs, os divulgadores, num espaço legal dedicado à leitura como a biblioteca foi bem mais interessante. Todo mundo entusiasmado, em clima de festa, participando e agitando, enquanto a TV Cronopios transmitia ao vivo pela internet.
O encontro começou com o Encontro da GELF – Grupo de Estudos de Literatura Fantástica, da escritora Rosana Rios. É um grupo bem animado de super-fãs de literatura fantástica entusiasmados e atuantes. Dá gosto ver esse pessoal agitando nos eventos.
Em seguida, Gian Celli e Cristina Lasaitis falaram sobre “Entrando no Mercado editorial - o que fazer para publicar seu livro”. Cris é uma jovem escritora de FC que tem aparecido bem entre os fãs do gênero na internet, e Gian é um dos editores da Tarja Editorial. Não pude assistir à palestra, mas o tema é instigante e deve ter feito bastante sucesso entre os escritores iniciantes. Afinal, é o problema crucial de quem está começando, não é?
Participei da mesa-redonda “Mitos e Dramas do Vampiro Contemporâneo” com Judith Tonioli, que pesquisa o assunto e está escrevendo uma dissertação sobre o tema, mais as meninas simpáticas do fã-clube Twilight Universe, Lica e Natasha. Judith começou falando sobre os diferentes tipos de vampiros, as suas origens e a literatura pré-Drácula, e eu discorri um pouco sobre o trabalho do ficcionista, que desenvolve e elabora o tema, dando às criaturas como o vampiro, originários de crenças populares, complexidade e diversidade. Lica e Natasha falaram depois sobre o universo da série Crepúsculo da escritora Stephanie Meyers, que tem trazido novos leitores para o lado rubro dos caninos salientes. Foi um bate-papo interessante, bem à vontade, que poderia ser mais aprofundada. Quando eu estava começando a esquentar, já era hora de terminar... Mas acho que valeu. Sorteei um “A Dama-Morcega”, dois livros da coleção Scarium Fantástico, “O Que o Olho Vê” de Carlos Orsi e “Tempo das Caçadoras” de Miguel Carqueija e uma revista Scarium Megazine 25 para o público. Foi uma boa oportunidade para divulgar as iniciativas da Scarium, tomara que o público que lá estava passe a se interessar também pela revista.
Uma boa novidade da titia Giulia para o FANTASTICON foi o lançamento de mais um número do FicZine. O FicZine 7, o fanzine de literatura fantástica que eu e Martha Argel editamos, vem com um tema bacana. Depois do Horror-Vampiro, tão exaustivamente explorado, depois do Amor Vampiro, que rendeu uma coletânia legal pela Giz Editorial, lançamos o HUMOR VAMPIRO! E com um convidado super-especial: Kizzy Ysatis, mostrando que um bom vampiro sabe também seduzir com humor. O fanzine foi distribuído durante o FANTASTICON, chamando a atenção pelo visual moderno, graças à ilustração do artista plástico Billy Argel e a direção de arte de Natalli Tami. Daqui a pouco coloco a capa para vocês, num post separado. Na verdade, estou sem o arquivo aqui, mas aguardem!
Logo em seguida, começou uma das palestras mais esperadas, com os editores Rodrigo Coube (Idea), Douglas Quinta Reis (Devir), Adriano Fromer Piazzi (Aleph), Ednei Procópio (Giz) e Richard Diegues (Tarja). Enquanto me dirigia ao local onde faria a sessão de autógrafos, vi o auditório lotado. O tema era “O Mercado Editorial de Literatura Fantástica no Brasil”. Pois é, todo mundo queria saber a respeito. Ednei Procópio levou um banner com o visual da capa do meu próximo livro "Kaori - Perfume de Vampira" e anunciou o lançamento. Finalmente! Isso, sim, é uma notícia sensacional, pelo menos para mim, claro. E, espero, para vocês. O lançamento vai ser no início de setembro, logo mais confirmo a data certa. Aguarrrrrdem, também!
Como os meus livros não estavam à venda no local no sábado, autografei apenas um exemplar de “A Dama-Morcega” trazido por uma leitora e alguns exemplares da coletânea “Amor Vampiro”. Mas foi interessante conversar com os leitores, acho que esse contato frente a frente com quem nos lê é decisivo para o autor. Nesse ponto, a minha expectativa é que eventos como o FANTASTICON se repitam e tenham maior divulgação no futuro, para que nós, escritores, possamos usufruir mais desse contato.
Os vampiros estiveram espalhados por todo o evento. Kizzy Ysatis participou da mesa-redonda final de sábado, junto com Santiago Nazarian e Nelson Bressane no bate-papo “Prática de Escrita da Literatura Fantástica”. Foi um bate-papo bem-humorado e divertido, como uma roda de amigos num boteco. Eu gostei, e o público também, pois lá estavam os escritores do jeito que costumamos imaginar (bem diferentes da titia Giu, tão pacata!), boêmios, descolados, românticos, idealistas. Um espetáculo à parte dentro do evento.
Ontem, domingo, começou com uma oficina comandada pelo vampiro-mor André Vianco. Depois foi a vez do Steampunk, com a palestra de Fabio Fernandes, Bruno Accioly e Gian Celli. Por conta de alguns problemas particulares, só pude chegar a tempo de ver a mesa-redonda seguinte.
Quando cheguei, havia uma fila imensa dos fãs do André, à cata de seus autógrafos. Nada surpreendente, claro. Por onde André anda, leva consigo seus fiéis fãs. Um sucesso merecido para o mais conhecido autor vampírico brasileiro.
Rosana Rios, Martha Argel, Flávia Muniz e Janaína Azevedo encontraram-se então para discutir sobre “O Fantástico na Educação”. Todas elas com experiência em salas de aula, deram uma aula sobre o assunto. O relato de suas experiências deixou claro que o ensino de literatura no Brasil ainda segue padrões rígidos e antiquados, mais preocupado em preparar o aluno para o vestibular do que realmente despertar na criança o gosto e a paixão pela leitura. Triste, não é? Mas pelo menos o assunto foi levantado, discutido e escancarado ali. É um começo para, quem sabe, chamar a atenção para o problema e para a procura de soluções. O país precisa de leitores. E muito!
Depois disso consegui sair para almoçar, abrindo mão da palestra “A literatura fantástica na América Latina” com Ana Cecília Olmos e Horacio Corral, pois no sábado tinha ficado praticamente o dia todo sem comer e não tinha gostado muito da experiência. Fomos até o Rancho da Empada com Martha Argel, Regina Drummond, Humberto Moura e Leonardo Ragacini, numa caminhada alegre, cheia de piadas e brincadeiras. A minha irmã Elza, que também adora literatura fantástica, foi a única participante sem livros publicados na mesa de coxinhas, empadas e sucos, mas com certeza foi uma das que mais gostaram da experiência "comer empadas com escritores"...
Voltamos a tempo para a última palestra do evento, “As Histórias Desconhecidas de Edgar Allan Poe”, com Bráulio Tavares, que deu uma prévia do livro que deverá lançar ainda este ano sobre o tema. Bom, Poe dispensa qualquer apresentação, e falar ou ouvir sobre ele é sempre um grande prazer para mim. Bráulio entende como ninguém do assunto e o tempo passou rapidinho, agradável e divertido.
Evento findo, a maioria satisfeita, missão cumprida para Sílvio Alexandre, que estava com um sorriso de orelha a orelha no final. E a gente pôde conhecer mais um espaço legal, a Bilblioteca Viriato Corrêa, que tem tudo para se tornar mais um ótimo reduto para os amantes de FC, Fantasia e Horror. A coordenadora Durvalina Soares Silva e Marlon Florian, e todos os funcionários do local, foram de um carinho e simpatia excepcionais para com os participantes. É muito bom sentir que tem gente que ama a literatura fantástica também do lado dos órgãos oficiais.
Pra finalizar, para quem é de SP, fica o convite para conhecer a biblioteca. Cadastrem-se para ter o direito de utilizar todas as vantagens do local. Olha o endereço: Rua Sena Madureira, 298 - Vila Mariana. Ou acesse a página no Portal da Prefeitura de São Paulo.